• BH Peças Toyota

Vantagens e desvantagens das rodas de liga leve!


As rodas de liga leve utilizam uma combinação de alumínio e silício na composição das peças o que oferece mais resistência e leveza para as rodas, sem contar um melhor desempenho. Enquanto parte do alumínio contribui para reduzir o peso das rodas, o silício ajuda a torná-la mais resistente, muitas vezes tão forte quanto uma roda de aço tradicional.


No mercado de rodas, há muitas opções disponíveis, o que deixa os consumidores em dúvida ou até mesmo sem saber qual é a real diferença entre roda de liga leve e roda normal. Em geral, as rodas de aço utilizam calotas para casar com um design mais moderno e são empregadas na maioria dos modelos. De custo mais acessível, esse modelo é mais suscetível a danos. Diferentemente das rodas de liga leve, que são mais leves e eficientes em diferentes aspectos, sobretudo na economia de combustível. Alguns modelos podem ser produzidos a partir de fibra de carbono e compõem, normalmente, veículos superesportivos.


Quais as vantagens das rodas de liga leve?


São mais leves

Como falado anteriormente, as rodas de liga leve são ótimas no quesito “beleza”, pois oferecem mais modelos e estilos que as de aço, que só podem ser alteradas por meio do uso de calotas. Já as rodas de liga leve são obtidas por meio de um processo de fundição e molde do equipamento. Na prática, o material é aquecido até que ele se transforme em líquido e seja depositado, posteriormente, em um molde de diferentes formatos. Sendo assim, basta utilizar toda criatividade para atingir resultados únicos e exclusivos. Além disso, há também outra possibilidade de personalização da peça com pinturas estilizadas ou, ainda, o envelopamento das rodas, conferindo um design mais atrativo. Vale ressaltar que, mesmo sendo mais espessa que as rodas de aço, as de liga leve continuam pesando menos por causa do seu material mais leve. Com esse peso menor, o carro sofre menos gasto de combustível, algo relevante, ainda mais em tempos em que o preço do álcool e da gasolina está cada vez mais alto.


São mais bonitas

Como vimos, as rodas de liga leve são mais bonitas em relação aos modelos que utilizam outros materiais. Enquanto as rodas de aço apresentam um design padrão, as de liga leve podem ser adquiridas nos mais diferentes formatos. Justamente por isso, a criatividade é tão importante para a concepção das rodas, já que o material assim o permite. O primeiro passo para a criação das rodas de liga leve é o aquecimento do metal até que ele mude de condição e se torne líquido. Quando nesse estado, é possível despejá-lo em um molde diferenciado. Nesta etapa há uma grande quantidade de possibilidades, pois cada mente trabalha de um jeito e a criatividade aqui é um diferencial. No molde, a roda de liga leve adquire o design planejado. A diferença desta para as rodas de aço está tanto no material quanto na forma de criá-las. As rodas de aço são feitas por meio da prensagem das chapas. Não é necessária a dobragem excessiva do aço para que a roda fique forte.


No entanto, para que a roda de liga leve possa ser utilizada sem medo, é necessário que ela seja dobrada mais vezes até adquirir a estrutura para suportar o peso do carro. Desta forma, o resultado é uma roda maior, porém mais leve.


Valorizam o carro na revenda

O carro com rodas de liga leve também terá maior valor de revenda, afinal, é um item que atrai a atenção das pessoas, ainda mais para quem aprecia um veículo bem cuidado e preza pela estética. Neste sentido, o comprador que tem um interesse maior pela estética do veículo pode se interessar mais por um carro com rodas de liga leve. Este modelo costuma ser vendido pelo dobro do valor em relação às rodas de aço. Tanto pela beleza quanto pela força e a leveza das rodas. No entanto, existem alguns problemas de ordem prática que podem contrabalançar essa vantagem, que é a aplicação de seguros. Caso o carro tenha uma cobertura, é preciso verificar se não há nenhuma cláusula que impeça modificações e se há uma medição precisa das rodas de liga leve em relação àquelas de aço. Essas medições alegadamente feitas para verificar a validade de seguros não são uma prática que acontece em todos os casos. Não é certo que essas medições aconteçam, ainda que as fabricantes alertem a esse respeito para evitar problemas.


Quais as desvantagens das rodas de liga leve?

Frágil em relação a danos superficiais

Embora sejam bem mais resistentes que as rodas de aço, os estragos superficiais não se enquadram nesse quesito. Se você costuma raspar muito a roda quando vai estacionar, por exemplo, vai reparar que o estrago vai ser bem mais visível que nas rodas de aço. Portanto, mesmo que as rodas de liga leve possam ser utilizadas em carros que necessitam de uma boa base de força, a superfície não tem a mesma durabilidade das rodas de aço. Nesse sentido, esteticamente, os arranhões podem comprometer a beleza da roda.


Custo mais elevado

Outro aspecto que pode ser considerado uma desvantagem nas rodas de liga leve é o valor: elas são mais caras que as de aço. Embora mais resistentes e com mais benefícios, você terá que desembolsar uma quantia maior para tê-las no seu carro.

.

E aí, gostou dessa dica?! Nos conte nos comentários! Aqui na Bh Peças Toyota temos peças e acessórios seminovos com garantia de procedência para o seu veículo Toyota. Reuse economize e cuide do planeta.


#dicasdeblog #bhpecastoyota #toyotabh #sucata #pecasseminovas #curiosidades #carros #cuidados #rodasdeligaleve