• BH Peças Toyota

Toyota Yaris 1.5 hatch anda bem e é confortável!


Para lançar o novo Toyota Yaris no Brasil, a montadora seguiu com a estratégia conservadora que, afinal de contas, tem garantido boas vendas ao Corolla e ao Etios. Tanto é que o compacto tem os mesmos motores do Etios, mas ganhou novos equipamentos, visual e acabamento interno inspirados no Corolla. A fórmula tem tudo para dar certo, já que o Yaris tem bom desempenho e é econômico.


. Impressões ao volante

O motor 1.5 flex e aspirado é emprestado do Etios, mas com novo ajuste para render um pouco mais: 110 cv de potência e 14,9 kgfm de torque. Pode não ser muito para dar uma pitada de esportividade ao hatch, mas é suficiente para embalar os 1.150 kg do hatch com eficiência. O fôlego é bom tanto para sair da imobilidade quanto para ganhar velocidade no dia a dia da cidade. Mas, o que mais chama atenção é o bom desempenho e o conforto gerado pelo câmbio CVT de marchas continuamente variáveis.


Emprestado do Corolla, ele simula sete velocidades. Mas, exatamente por não ter trocas reais, apenas virtuais, os passageiros não sentem os trancos entre as marchas como em outros modelos. Segundo o Inmetro, o Yaris é o mais econômico da categoria, apesar de não ter motor turbo nem sistema start/stop. Na cidade, faz 8,7 km/l com etanol e 12,6 km/l com gasolina, médias que sobem para 9,9 km/l e 13,8 km/l na estrada, respectivamente. Nessa versão, há aletas para trocas atrás do volante, mas elas não serão muito usadas por quem busca uma tocada mais esportiva. Apesar do bom desempenho, a proposta do Yaris é ser um carro mais confortável do que esportivo. Faz parte da estratégia conservadora que eu comentei no início do texto. O ponto negativo fica por conta do barulho do motor que invade a cabine quando o motorista acelera mais forte na estrada: o CVT faz com que os giros do motor subam muito nessa situação, prejudicando o silêncio na cabine. Em velocidade de cruzeiro, o barulho volta ao normal. O ajuste de suspensão do Yaris lembra bastante o adotado pelo Etios, mas mais uma vez com foco no conforto. A altura do carro em relação ao asfalto é 1,3 cm mais alta em relação à do Yaris europeu, para compensar os buracos das ruas brasileiras. Os passageiros não vão reclamar de falta de conforto em ruas mais esburacadas, ao mesmo tempo em que isso não prejudicou a dirigibilidade do carro. Falando em conforto, o espaço interno é um dos principais pontos positivos do hatch: além dos 2,55 metros de entre-eixos que garantem bom espaço para os joelhos, o assoalho é plano. Assim, quem viaja no banco do meio tem mais conforto para apoiar os pés.

.

E aí, gostou dessa curiosidade?! Nos conte nos comentários! Aqui na Bh Peças Toyota temos peças e acessórios seminovos com garantia de procedência para o seu veículo Toyota. Reuse economize e cuide do planeta.


#dicasdeblog #bhpecastoyota #toyotabh #sucata #pecasseminovas #curiosidades #carros #cuidados #toyotayaris