• BH Peças Toyota

Toyota Etios 2021: versões e consumo


O Toyota Etios é um desenvolvimento da Toyota para mercados emergentes, sendo concentrado nos mercados da Índia e Brasil, onde possui plantas de produção dedicadas ao modelo. O projeto partiu de estudos com carros de baixo custo presentes nos dois mercados.

As novidades da linha 2021 do Etios foram anunciadas pela marca em agosto de 2020, mas não espere por grandes mudanças. A única alteração maior foi a chegada da nova central multimídia Toyota Play+, que aparece na versão X Plus, que agora se posiciona como a topo de linha. As anteriores versões mais caras (XLS e Platinum) já tinham sido retiradas do catálogo anteriormente.

Além disso, a outra mudança no Etios 2021 foi a troca do acabamento interior, saindo o preto brilhante e entrando o fosco. A Toyota salientou que isso foi um pedido dos clientes. Pouco depois dessas mudanças, a marca anunciou em outubro o fim da versão de entrada X, tanto para o hatch quanto para o sedã. No caso do modelo menor, isso significou também a aposentadoria do motor 1.3, que só era oferecido nessa configuração.

O Toyota Etios 2021 na versão 1.3 mostrava uma performance animadora para um carro com motor desse tamanho. O propulsor 1.3 Dual VVT-i tinha boa resposta em baixa rotação e certa esperteza que o fazia ser elogiado na imprensa nacional. Se antes com câmbio de cinco marchas ele já atendia bem, agora com seis velocidades ele era ainda melhor. O motor tinha boa saída e retomadas interessantes, rodando geralmente abaixo de 2.500 rpm, garantindo economia e conforto. O câmbio tem bons engates e certa maciez, apresentando grande capacidade de redução e dificilmente pedindo quinta ou sexta no ciclo urbano.

No caso do 1.5 Dual VVT-i, que equipava as versões mais caras do Toyota Etios 2021 e agora é a única opção, o propulsor tem mais disposição, mas em alta rotação, sendo mais adequado para a estrada e menos para a cidade. Próximo do 1.3, ele deveria ser mais esperto em baixa, mas acaba passando a impressão de fraqueza nas saídas e retomadas. O 1.5 precisa de mais de 3.000 rpm para responder de forma razoável, mas acima disso assume seu papel de opção mais potente. O escalonamento de marchas no câmbio manual é boa, mas o automático de quatro marchas sofre mais para manter um bom ritmo sem exigir demais do motor. Em alta rotação e carregado, o Etios 1.5 2021 até que se comporta de forma razoável, considerando sua proposta.

No geral, mesmo não sendo um primor em estilo e muito menos em acabamento, o Toyota Etios é um bom carro para dirigir. Ele é leve e agradável ao volante, cuja assistência elétrica, precisa e progressiva. Os freios são bem ajustados, assim como o conjunto de suspensão, devidamente adequado à realidade brasileira.

Consumo Cidade

Toyota Etios 2021 1.5 MT – 8,3 km/l com álcool e 12,4 km/l com gasolina

Toyota Etios 2021 1.5 AT – 8,1 km/l com álcool e 11,9 km/l com gasolina

Consumo Estrada

Toyota Etios 2021 1.5 MT – 9,8 km/l com álcool e 14,1 km/l com gasolina

Toyota Etios 2021 1.5 AT – 9,2 km/l com álcool e 13,2 km/l com gasolina

E você, gostou desse lançamento da Toyota?! Escolhemos ser especialista em peças seminovas Toyota, porque assim como você, amamos esta marca. Peças e acessórios seminovos com garantia de procedência para o seu veículo Toyota, você encontra aqui. Reuse!

#bhpecastoyota #toyotabh #sucata #pecasseminovas #curiosidades #etios2021 #lançamentotoyota #toyotaetios #toyotaetios2021