• BH Peças Toyota

Toyota Etios 2020 – versões e consumo.


O Etios chegou ao mercado nacional em meados de 2012 e de lá para cá, já sofreu dezenas de alterações. Ele já adotou retoques no visual e, sobretudo, no acabamento interno, além de novos motores e câmbio, opção de câmbio automático de quatro marchas e novos equipamentos.

O Toyota Etios é um desenvolvimento da Toyota para mercados emergentes, sendo concentrado nos mercados da Índia e Brasil, onde possui plantas de produção dedicadas ao modelo. O projeto partiu de estudos com carros de baixo custo presentes nos dois mercados.

Lançado inicialmente na Índia, o Toyota Etios chamou a atenção por ser o primeiro produto da marca japonesa dedicado ao consumidor de baixo poder aquisitivo e por consequência, o primeiro a ser focado na redução de custos para um mercado sensível aos preços.

Quando chegou ao Brasil, o Toyota Etios teve um grande impacto, mas não necessariamente positivo. O irmão menor do Toyota Corolla tinha linhas bem simples e até consideradas antiquadas que não atraíram olhares. Com formato geral quadrado, o modelo parecia ter saído do início dos anos 90, antes mesmo da era New Age.

Os faróis do Toyota Etios eram bem simples, com repetidores de direção integrados, assim como a grade e as lanternas traseiras compactas e verticais. De tão singela, a arquitetura até parecia frágil diante dos novos tempos, mas no Latin NCAP o Etios provou o contrário ao conseguir 4 estrelas, sendo melhor que muito compacto rival com desenho bem contemporâneo. Com 3,77 m de comprimento, 1,69 m de largura, 1,51 m de altura e 2,46 m de entre eixos, o Toyota Etios 2020 apresenta um aspecto renovado com a última atualização, que deu ao compacto um

visual mais moderno, mas sem conseguir substituir a simplicidade estética do anterior. Grade em “V”, para-choque mais aerodinâmico e esportivo, bem como lanternas repaginadas deram apenas uma maquiada no hatch, que só ganhou estas mudanças inicialmente na versão mais cara.

Por dentro, o baixo custo do Toyota Etios era e ainda é aparente. Tudo muito simples e prático, como um verdadeiro carro popular. Ele chegou com um painel de instrumentos centralizado, incompleto e de péssimo gosto.

No consumo, o Toyota Etios 2020 faz 8,6 km/litro e 9,8 km/litro com etanol, respectivamente em cidade e estrada.

Na gasolina, 12,6/14,2 km/litro. Isso com câmbio manual de seis marchas. No automático, o 1.3 tem consumos de 8,2/9,2 km/litro no etanol e 11,8/13,3 km/litro na gasolina, respectivamente em cidade e estrada. No 1.5 manual, o Toyota Etios faz 8,3/9,8 km/litro no etanol e 12,4/14,1 km/litro no derivado do petróleo. Já com as quatro marchas do automático, o compacto faz 8,1/9,2 km/litro no etanol e 11,9/13,2 km/litro na gasolina, seguindo a mesma ordem.

No geral, mesmo não sendo um primor em estilo e muito menos em acabamento, o Toyota Etios é um bom carro para dirigir. Ele é leve e agradável ao volante, cuja assistência elétrica, precisa e progressiva. Os freios são bem ajustados, assim como o conjunto de suspensão, devidamente adequado à realidade brasileira.

E você, o que achou do novo Etios?! Acompanhe toda semana as novidades do mundo Toyota. Peças e acessórios seminovos com garantia de procedência para o seu veículo Toyota, você encontra aqui. Reuse!


#bhpecastoyota #toyotabh #sucata #pecasseminovas #curiosidades #etios #novoetios #etios2020