• BH Peças Toyota

Qual o significado das luzes do painel?


Luz acessa no painel, em geral, não é um bom sinal. No entanto, há algumas variações, principalmente na questão de cores e esse é um belo exemplo do significado das luzes do painel. Luz vermelha acessa no painel significa emergência, já luz amarela acessa significa alguma advertência.


. Luz azul e verde

Essas não são luzes de alerta como as amarelas e vermelhas, mas indicam algumas informações importantes sobre o carro. Entenda um pouco melhor abaixo:

Luz azul: essa luz indica ao motorista que o motor está frio e ainda não atingiu a temperatura ideal de funcionamento. O motor será conservado se você só pisar fundo no acelerador quando essa luz se apagar.


Luz verde: essa luz indica apenas que algum sistema do veículo está funcionando ou não. Um exemplo da utilização da luz verde está na seta, que exibe no painel uma sinalização verde quando está ligada.


. Luzes de emergência (vermelhas)

Basicamente, se alguma luz vermelha estiver acessa o carro deve parar imediatamente para evitar danos maiores.


Confira abaixo o que significam as luzes de emergência no painel do carro.

. Airbag

Se essa luz estiver acessa significa que foi detectado um problema no sistema de airbag e ele poderá não funcionar em caso de acidente. Por isso, vá o quanto antes para uma oficina para resolver essa questão. Essa luz pode ser amarela em alguns carros.

. Bateria

Essa luz acesa pode significar algum problema na própria bateria, no alternador, na correia ou no circuito de carga. Essa luz deve acender no momento da ignição e apagar completamente quando o carro estiver ligado.

. Temperatura do líquido de arrefecimento

Neste caso, o problema pode ser um pouco mais sério. Pode apontar um possível superaquecimento do motor ou que isto está breve de acontecer. Pode indicar que há falta de água, falha no sistema de ventilação ou em sensores.

. Pressão de óleo do motor

Outro ícone que é mais comum de aparecer nos carros. Ele avisa que a pressão do óleo do motor está abaixo no mínimo necessário. Essas quedas se dão por panes na bomba ou na válvula de alivio do sistema, folgas excessivas nos mancais ou o motor superaquecido.

. Fluido de freio baixo ou freio de estacionamento

Essa luz aqui é bem comum de ser vista. Ela vai acender quando o fluido do freio atingir o mínimo necessário para segurança ou quando o freio está acionado.

. Luzes de advertência (amarelas)

A luz amarela indica uma advertência de que algum problema pode ocorrer. Você ainda pode rodar alguns quilômetros, mas é importante levar o carro para uma oficina de confiança.

.

E aí, gostou dessa curiosidade?! Nos conte nos comentários! Aqui na Bh Peças Toyota temos peças e acessórios seminovos com garantia de procedência para o seu veículo Toyota. Reuse economize e cuide do planeta.


#dicasdeblog #bhpecastoyota #toyotabh #sucata #pecasseminovas #curiosidades #carros #cuidados #luzesdopainel