• BH Peças Toyota

O que pode ser quando o motor do carro morre enquanto dirigimos?


Os automóveis são construídos a partir da montagem de diversos sistemas. Ao longo de toda a carroceria, é possível encontrar separadamente diversas peças de grande importância para o funcionamento do veículo. O motor do carro, por exemplo, é uma delas. Ele é responsável por gerar força e potência para o automóvel se mover. Porém, como qualquer componente, ele também pode apresentar defeitos ao longo do tempo.


. O que acontece se eu desligar o motor do carro em movimento?

Primeiro é importante reforçar que o carro desligar pode ser mais perigoso do que se imagina. Quando o motor para, os seguintes componentes são impactados:

Freio: o pedal do freio fica muito mais duro e o esforço para frear o veículo aumenta.

Direção elétrica/hidráulica: a direção assistida deixa de funcionar, fazendo a ação de esterçar o carro fica bem mais difícil.

Volante: dependendo do modelo do veículo, pode ocorrer a trava da direção, o que irá impedir que você vire o volante.


O que pode ser quando o motor morre em movimento?


. Alternador com defeito

Se o motor está desligando enquanto você dirige, uma série de fatores diferentes podem estar impactando isso. Um deles é o problema no alternador do veículo. Ainda mais pelo fato dessa peça possuir um papel muito importante para o funcionamento do motor. Ela é responsável por transformar a energia mecânica em elétrica, carregando a bateria que alimenta todos os componentes consumidores de energia. Ou seja, o motor, a partir do momento que está em funcionamento. Dessa forma, quando há algo de errado com esta parte da mecânica, o resultado pode ser uma bateria descarregada.


. Bomba de combustível

Como o seu nome mesmo já diz, a bomba de combustível serve para bombear o líquido até o motor. Possui extrema importância e é preciso que esteja em perfeitas condições para o veículo funcionar normalmente. Quando esta peça está com defeitos, acaba em uma baixa pressão de combustível com dificuldades na partida e dirigibilidade, hesitação nos giros, até que, por fim, acabe parando totalmente.


. Ignição com problema

A ignição eletrônica serve para dar partida no veículo. Isso ocorre quando o motorista gira a chave ou aperta o botão de “start”. Assim, a bobina de ignição transforma a tensão da bateria em alta tensão necessária à formação da centelha. Após isso, é transferida para as velas de ignição, onde são produzidas faíscas que realizam a combustão, gerando o funcionamento do motor. Contudo, o problema dessa parte do automóvel pode ser gerado principalmente na bobina de ignição. Nesse caso, o interruptor da peça estará desgastado, causando falta de energia. Essa ausência vai resultar no motor desligando enquanto dirige.

.

.

E aí, gostou dessa curiosidade?! Nos conte nos comentários! Aqui na Bh Peças Toyota temos peças e acessórios seminovos com garantia de procedência para o seu veículo Toyota. Reuse economize e cuide do planeta.


#dicasdeblog #bhpecastoyota #toyotabh #sucata #pecasseminovas #curiosidades #carros #cuidados #motor