• BH Peças Toyota

O que pode ser quando o freio do carro está fazendo barulho!



Também conhecido como freio fazendo barulho de ferro raspando, esse costuma ser o barulho no freio mais fácil de ser identificado. Esse característico assobio acontece quando ocorre desgaste da pastilha de freio, serviço de manutenção executado incorretamente ou com peças de má qualidade ou algum tipo de sujeira que grudou nas pastilhas de freio. Outro tipo de problema que leva a esse ruído agudo é a qualidade das peças que você está utilizando. Peça sem procedência cria o ruído, diminui drasticamente a vida útil do freio e aumenta os barulhos, reduzindo a eficiência, por isso use peças originais e com qualidade para não sofrer com esse tipo de problema.


Freio fazendo barulho de estalo: o que pode ser?

Esse é um problema mais detalhado e que necessita de um cuidado maior na análise. Isso deve-se a uma infinidade de problemas que causam esse barulho no freio, bem próximo a um estalo. É bom pegar um papel e uma caneta para anotar alguns deles e, caso tenha um mecânico de confiança, procure-o o quanto antes para ele analisar se, de fato, alguma coisa está acontecendo. Falta de molas nas pastilhas, pinos das pinças de freio com folga, buchas das bandejas estouradas, buchas das barras estabilizadoras, torre do amortecedor solta etc. Estes são apenas alguns e saber qual deles está causando o barulho pode ser complicado para um leigo. Procure um bom mecânico.


Problemas mais comuns que resultam em barulho no freio

Realmente, uma lista de problemas pode ser descrita aqui, mas, alguns são mais comuns do que outros. O barulho no freio pode ser decorrente de ruídos, trepidações ao frear, nível de óleo baixo ou estalo no momento da pisada no pedal. Em cada uma dessas situações iremos mostrar o que pode estar acontecendo, de modo que a resolução do barulho no freio seja resolvida o quanto antes. Mas, mais uma vez: sempre que notar qualquer diferença, trepidação ou barulho ao frear, resolva isso o quanto antes. O freio está ligado diretamente à segurança do carro e, em hipótese alguma, esse mecanismo pode estar com defeitos ou manutenções atrasadas.


Trepidações ao frear o carro

Quando o freio do carro não está em boas condições, ele pode trepidar e causar certos barulhos. Em geral, esse barulho aparece, juntamente com as trepidações, quando os discos estão empenados. Eles empenam quando estão muito finos, ou seja, desgastados. Isso também pode ser decorrente de problemas na fabricação das peças, feitas em desacordo com as especificações. Quando o disco está empenado, as vibrações chegam até o volante. Continuar rodando com o carro nessa situação pode ocasionar o desgaste ainda maior nas pastilhas de freio, além de comprometer componentes da suspensão e rodas.


Nível de óleo baixo

Em modelos de carros mais novos, esse é um sintoma claro de que as pastilhas estão precisando de troca. Caso o carro tenha mais de 30 mil quilômetros rodados, cheque se não há vazamentos no fluido de freio das rodas traseiras.

Tenha o hábito de, também, verificar o nível do óleo e se ele está em boas condições. Um líquido ralo e com muita sujeira prejudica o sistema de frenagem, podendo causar as trepidações e os barulhos, além de deficiências na hora da frenagem.


Falta de revisões constantes

Essa, na verdade, é a parte mais importante para garantir que o seu carro não apresente problemas como os barulhos no freio. No momento da compra de carros zero quilômetro, por exemplo, a montadora sempre indica um período certo para que o carro passe por essas revisões. Em geral, os carros precisam passar por revisões a cada ano ou a cada 10 mil quilômetros rodados, o que chegar primeiro. Isso garante que o veículo esteja sempre com a manutenção em dia e sem maiores problemas, principalmente no que diz respeito a peças e engrenagens ligadas diretamente a segurança. Cumpra esse prazo à risca e, juntamente com todas as peças, o seu freio estará sempre em ótimas condições.

.

.

E aí, gostou dessa dica?! Nos conte nos comentários! Peças e acessórios seminovos com garantia de procedência para o seu veículo Toyota, você encontra aqui.


#dicasdeblog #bhpecastoyota #toyotabh #sucata #pecasseminovas #curiosidades #carros #cuidados #freio