• BH Peças Toyota

O que pode ser quando o ar condicionado do carro não gela?


Se o ar condicionado não está gelando, o problema pode estar ligado diretamente à fuga de gás refrigerante. Esse problema é um pouco mais difícil de ser identificado, mas, ainda assim, muito simples de ser resolvido. Ele acontece, geralmente, porque alguma das conexões do equipamento está pouco apertada e causando esse “transtorno”. A identificação desse problema pode ser feita com um pouco de água e sabão, assim como nos botijões de gás de cozinha. Ao passar essa mistura, ligue o ar condicionado. Onde houver falhas ou pouca pressão, algumas bolhas começarão a se formar.


No caso de ser apenas uma conexão pouco apertada, basta rosqueá-la com mais força. Agora, se houver furos ou outros danos, será necessário realizar a troca. No entanto, esse rompimento só pode ser ajustado por profissionais que dispõem de materiais e ferramentas adequadas. O rompimento precisa ser reparado com uma solda e, posteriormente, farão uma nova recarga de gás. Nos dois casos (conexões pouco apertadas ou rompimentos), lembre-se de fazer a recarga do ar condicionado caso tenha perdido muito material. Nesse caso, é melhor procurar um especialista para auxiliá-lo no processo.


. Cheque compressor do ar condicionado

Para que o ar condicionado esteja em perfeito funcionamento, o compressor do ar condicionado precisa estar lubrificado a todo momento. Se, mesmo por alguns instantes, essa lubrificação parar de acontecer, o ar condicionado não irá gelar. Isso acontece por um defeito, desgaste ou má manutenção. Recorra a uma oficina especializada para que o reparo do sistema seja efetuado o quanto antes. Para garantir que essa manutenção esteja sempre correta, faça as revisões do carro nos períodos indicados. Isso ajuda a manter todos os componentes em perfeito funcionamento.

. Procure por sinais de falha elétrica

Motivo também bastante comum para que o ar condicionado não esteja gelando, a falha elétrica costuma ser ignorada, mas é mais frequente do que se imagina. Nesse caso, os ventiladores param de funcionar, ou não funcionam de forma adequada, ventilando apenas internamente, não expelindo os ares pelas saídas. Esse processo faz com que resfriado pelo sistema não se espalhe pelo carro, causando problemas, desde a simples falta de refrigeração no interior do veículo até o sobre carregamento do sistema que ficam sem ter para onde mandar o fluxo de ar. Um especialista precisa analisar o sistema como um todo para identificar o problema e ajustá-lo. Neste caso, se o problema for mais simples, um auto-elétrico poderá resolvê-lo. Mas, caso o sistema tenha sido sobrecarregado demais, alguns componentes mecânicos do ar condicionado também precisem ser verificados.

.

.

E aí, gostou dessa curiosidade?! Nos conte nos comentários! Peças e acessórios seminovos com garantia de procedência para o seu veículo Toyota, você encontra aqui.


#dicasdeblog #bhpecastoyota #toyotabh #sucata #pecasseminovas #curiosidades #carros #cuidados #arcondicionado