• BH Peças Toyota

O que é a bomba d’água?


Olhando para a mecânica do veículo, a bomba d’água é uma peça fácil de reconhecer. Mas poucos entendem como funciona, qual a sua função e por que é tão importante para o carro poder rodar. Isso acontece porque essa peça fica no veículo com a função de distribuir, de forma segura, o fluxo necessário do líquido que vai refrigerar o motor. Se não fosse a bomba d’água, o motor iria aquecer demais e você teria altos custos de manutenção ao lidar com um potencial motor fundido.


. Qual é a função da bomba d’água no motor?

Dentro do sistema de arrefecimento, a bomba d’água tem a função de fazer circular o líquido refrigerante pelo motor. Sendo assim, ela é uma das responsáveis por manter a temperatura ideal do motor evitando assim o famigerado superaquecimento e consequentes problemas maiores como um motor fundido.


. Quais os sinais que a bomba d’água está com defeito?


Vazamento de água

Se estiver vazando água do veículo por baixo dele, pode significar um defeito na bomba. É importante identificar qual a cor do líquido que está saindo para não confundir os problemas. Outras peças também podem vazar, por isso, recomendamos que coloque um papel branco embaixo do vazamento para conseguir identificar a cor. Se for um líquido verde, pode ser o anticongelante que fica na água da bomba, se for marrom pode ser o óleo do motor.


Barulho diferente no motor

Se o condutor perceber um barulho diferente do comum no motor, principalmente se estiver mais alto e com ruídos fortes, verifique com o carro ligado se o problema vem da bomba d’água. Para isso será necessário levantar o capô e fazer uma análise visual.


Ferrugem na bomba

Outro ponto que o motorista precisa se atentar é na ferrugem. Alguns componentes estão expostos a oxidação e podem acabar estragando. Esse pode ser um dos motivos pelo qual a bomba d’ água precisa ser trocada.


A correia pode estar solta

Se por acaso a correia de distribuição estiver solta ou começar a apresentar sinais de desgaste, significa que a bomba precisa ser trocada imediatamente.


Luz do líquido de arrefecimento ou luz do termóstato

Se a luz de advertência do líquido de arrefecimento ou do termóstato estiverem acesas, significa que pode haver um mau funcionamento ou vazamento na bomba.


Mau funcionamento do ar condicionado

Algo que poucas pessoas sabem, mas que é de extrema importância na análise. Se o ar condicionado não estiver funcionando, pode ser que os problemas venham da bomba d’água.


Quais cuidados tomar com a bomba d’água

Veja os seis principais cuidados para ter com a bomba d’água e evitar problemas maiores no seu carro.


1. Uma dica muito importante é usar o líquido de arrefecimento indicado pelo fabricante. Isso vai diminuir as chances de problemas futuros.

2. De vez em quando, verifique o nível do líquido anticongelante ou o aditivo, mas faça isso com o motor frio.

3. Nunca coloque a totalidade de água pura e a totalidade de líquido refrigerante na bomba do carro, siga as instruções do fabricante do automóvel.

4. No manual de cada veículo consta o tempo necessário para trocar a bomba d’água.

5. Sempre fique atento aos vazamentos que podem estar ocorrendo. Fique de olho na diminuição do nível do líquido de arrefecimento.

6. Se o carro começar a ter excesso de temperatura, pare-o imediatamente.

.

.

E aí, gostou dessa curiosidade?! Nos conte nos comentários! Aqui na Bh Peças Toyota temos peças e acessórios seminovos com garantia de procedência para o seu veículo Toyota. Reuse economize e cuide do planeta.


#dicasdeblog #bhpecastoyota #toyotabh #sucata #pecasseminovas #curiosidades #carros #cuidados #bombadeágua