• BH Peças Toyota

O que é a barra de direção do carro?


A barra de direção faz parte do sistema de direção de um veículo. Junto a ela estão peças como volante, coluna, caixa de direção, terminação de direção e termina axial. Cada uma tem sua função especifica para ajudar o condutor a direcionar o veículo. A barra de direção é um item feito para ter longa durabilidade, de modo que não apresente nenhum problema sério por um bom período. Mas, como qualquer peça mecânica, ela apresentar problemas antes da hora afinal imprevistos acontece.


. Como saber se a barra de direção está ruim?

Voltando a falar sobre possíveis sinais de que a barra de direção precisa de manutenção: atentar-se aos mínimos detalhes neste caso é muito importante, pois é um item que mexe diretamente com a segurança do carro. Veja abaixo os principais indicadores de problemas nessa peça.


. Problemas em veículos com direção mecânica

Mesmo que não seja tão comum atualmente, principalmente nos carros zero quilômetros ainda existem muitos carros com a direção mecânica e a percepção de problemas na barra de direção tende a ser mais simples nesses casos. O principal sintoma de problemas nesse caso é o ruído no momento de virar o volante. Sentir que o volante está mais duro do que o normal ou sentir possíveis folgas das engrenagens, decorrentes dos esforços de peças, são outros sinais de possíveis problemas na barra de direção. Os ruídos, inclusive, são os maiores “aliados” na hora de identificar problemas no carro e alguns deles são bem comuns, como você deve saber.


. Quais os sinais de problemas na barra de direção?

Além dos problemas específicos e mais comuns em carros com direção mecânica, existem outras hipóteses que podem fazer com que a barra de direção precise de algum tipo de manutenção. Conheça algumas dessas evidências:


Tremores no volante se você estiver sentindo isso, mesmo em estradas boas, é possível que a barra esteja precisando de manutenção. Esse tremor será mais perceptível em curvas, quando o volante tentar estabilizar o controle das rodas para que não haja derrapagens ou a perda da direção. Na hora de guiar o carro, além dessa dificuldade em manter o carro nas curvas, outros indícios podem aparecer para evidenciar o problema.


Derrapagem da correia a correia ou esticador danificado, nível de óleo hidráulico baixo, tubulações danificadas, vazamento interno no mecanismo, falta de assistência da bomba hidráulica, mecanismo de direção danificado, coluna de direção desalinhada e terminais de direção danificados. Além da barra de direção, todas essas peças e componentes precisam passar por inspeções frequentes. Por isso as montadoras recomendam que todos os carros passem por revisões anuais ou quando completarem cerca de 10 mil quilômetros rodados.

Vibração e tremores se os carros estiverem vibrando e gerando muitos tremores, isso significa que a comunicação entre pneus e rodas é quase nula. Neste caso, pode ser que também haja um problema de falta de alinhamento ou balanceamento. Quem não tem o hábito de fazer essa manutenção, deve recorrer o quanto antes a um mecânico de confiança e providenciar o procedimento. Não é algo caro, mas pode salvar muitas outras peças, além de aumentar vida útil do veículo. Falta de controle na direção um dos mais perigosos indícios de defeito na barra de direção é a perda de controle do veículo. Esse caso é uma grande amostra de que a barra está quebrada e os riscos de um acidente são ainda maiores.

.

.

E aí, gostou dessa curiosidade?! Nos conte nos comentários! Aqui na Bh Peças Toyota temos peças e acessórios seminovos com garantia de procedência para o seu veículo Toyota. Reuse economize e cuide do planeta.


#dicasdeblog #bhpecastoyota #toyotabh #sucata #pecasseminovas #curiosidades #carros #cuidados #barradedireção