• BH Peças Toyota

Luz de injeção acesa ou piscando: o que pode ser?


Ao colocar a chave na ignição e virá-la, mas sem ligar o motor, a central de injeção eletrônica é acionada e verifica se o sistema está em perfeitas condições, para, aí sim, o motorista poder dar a partida no carro. Quando o motorista coloca a chave na ignição, mas não dá a partida, um comando é acionado e a bomba de combustível entra em funcionamento. Desse modo, a central consegue fazer uma análise e checar se está havendo continuidade elétrica e se todos os sensores e atuadores estão funcionando perfeitamente.


Como saber se a injeção eletrônica está ruim?

Para identificar o problema, desligue o veículo por alguns minutos e ligue-o novamente após alguns minutos. Pode ser que esse problema não seja permanente, mas sim intermitente. No entanto, se persistir, leve o carro no mecânico. Caso você note a luz de injeção acesa permanentemente, leve o carro o mais rápido possível no seu mecânico de confiança desde que ele tenha conhecimento no assunto para checar o problema. Caso contrário, opte por um profissional especializado. É importante que seja um profissional qualificado, pois a identificação do problema só se dará por meio desse scanner, que consegue fazer a leitura do sistema de injeção eletrônica do veículo. Os problemas mais comuns da luz de injeção acesa, diagnosticados pelo scanner são: eletro injetor sujo, vela, cabo de vela ou até combustível adulterado. Neste último caso, o combustível de má procedência interrompe ou prejudica um sistema que é feito para regular a medida perfeita entre combustível e ar. Não há espaço para erros.


. Preste atenção a sinais de problema no motor

Além de problemas no sistema de injeção eletrônica, a luz da injeção acesa pode antever problemas no motor. Para acompanhar isso é preciso entender alguns comportamentos que o carro pode ter e que são sintomas desse problema, como a dificuldade em dar partida, o aumento excessivo de consumo de combustível, perda de potência e aceleração da marcha lenta. Caso note qualquer um desses sinais, fique atento, pois o seu carro pode estar dando os primeiros indícios de que algo mais grave está para acontecer.


. O que pode fazer com que a luz da injeção fique acesa?

Saber o que está acontecendo quando a luz de injeção eletrônica acende é muito importante para evitar maiores problemas no seu carro. As hipóteses para isso acontecer podem variar, mas, basicamente, a luz da injeção acesa indica que existe algum problema em umas das peças do sistema de injeção eletrônica. Como este é um sistema muito complexo, é difícil especificar qual é o problema sem o olhar de um profissional especializado no assunto e sem a ajuda de um scanner automotivo, por isso leve o carro o mais rápido possível em um especialista.


. É perigoso andar com a luz da injeção acesa?

Sim, pois se a luz não apaga quer dizer que existe um problema no sistema de injeção eletrônica. Se for possível, o ideal é levar o carro a uma oficina o mais rápido possível.


. Quanto tempo posso andar com a luz da injeção acesa?

O sistema de injeção é tão inteligente que, mesmo com falhas, é possível dirigir por algum tempo. No entanto, a chance de ocorrer uma pane elétrica aumenta significativamente. Portanto é necessário ficar de olho e evitar que a situação perdure por muito tempo para evitar maiores dores de cabeça.


. E se a luz de injeção está piscando?

É normal que, ao colocar a chave na ignição e girar, todas as luzes fiquem acesas por cerca de dois segundos. Se isso persistir após esse tempo, significa que foi registrado algum tipo de problema no sistema de injeção eletrônica. Às vezes não é nada muito grave e pode ser combustível adulterado, mas é necessário ficar de olho. Nessa hipótese, é melhor levar o carro para que algum mecânico esvazie o tanque e, posteriormente, coloque um combustível de qualidade. Outra probabilidade de a luz de injeção acender e apagar é um problema mais simples, algo na leitura da sonda lambda, que fica junto ao coletor de escapamento. Geralmente, acontece por causa de mal contato nos plugues dos sensores. Um mecânico pode resolver isso em pouco tempo e com baixo custo, às vezes, somente da mão de obra, evitando problemas como a luz de injeção acesa.

Por fim, outro problema que pode ocorrer, é no catalisador. A peça pode não estar fazendo o trabalho adequadamente pelo fato de estar entupida. Se não for isso, a hipótese é de que a peça não está cumprindo sua função de transformar os gases tóxicos em gases menos poluentes.

.

.

E aí, gostou dessa curiosidade?! Nos conte nos comentários! Aqui na Bh Peças Toyota temos peças e acessórios seminovos com garantia de procedência para o seu veículo Toyota. Reuse economize e cuide do planeta.


#dicasdeblog #bhpecastoyota #toyotabh #sucata #pecasseminovas #curiosidades #carros #cuidados #luzdeinjeção