• BH Peças Toyota

Cuide do seu carro no inverno e evite problemas!


Quando o frio chega, muitos estados do Brasil acabam sofrendo com as consequências da falta de cuidado com o carro no inverno, devido a temperaturas mais rigorosas. Com a queda nos termômetros, alguns problemas podem aparecer nos veículos. Durante todo o ano, é necessário ter cuidado com os veículos, para que eles estejam sempre em bom estado de funcionamento. Entretanto, no inverno, esses cuidados devem ser redobrados, visto que o frio e o tempo mais seco afetam diversos componentes do veículo. Confira abaixo algumas dicas de manutenção para que o carro no inverno esteja sempre em excelentes condições:


. Luzes

Durante o inverno, em que a visibilidade em muitas cidades é afetada, é imprescindível que a lâmpada de led automotiva esteja em pleno funcionamento. Por isso, verifique as luzes traseiras, de sinalização, freio e os faróis. Isso irá evitar que ocorram acidentes, principalmente em estradas mais movimentadas.


. Bateria

Por conta das baixas temperaturas, o óleo lubrificante do motor fica mais viscoso e dilata com mais dificuldade, o que acaba exigindo um pouco mais de bateria para dar partida no carro no frio. Todo esse esforço pode fazer com que a carga da bateria se esgote mais rapidamente. Nesse momento, é preciso procurar um mecânico de confiança e fazer todas as vistorias nos componentes, focando no alternador, verificando se ele está carregando a bateria corretamente. Uma dica importante para evitar danos é não dar partida no carro no inverno com rádio ou faróis ligados.


. Abastecimento

Se o seu carro é movido a etanol, você já deve ter percebido que nos dias mais frios o motor demora um pouco mais para pegar. Isso ocorre por conta do poder calorífico do etanol ser menor do que a gasolina. Muitos automóveis Flex são equipados com o famoso tanquinho, um reservatório de gasolina localizado próximo ao motor que auxilia a partida. O sistema é acionado quando a temperatura está abaixo dos 15 graus, em média. Nesse ponto que identificamos o problema: como é difícil fazer frio, acabamos esquecendo de tomar os devidos cuidados com o tanquinho e a gasolina que estava armazenada, acaba vencendo.


. Pneus

Todos os pneus devem ser verificados uma vez por semana, tanto no frio quanto no calor. Para locais com neve, é necessário o uso de correntes nos pneus, para diminuir o potencial de derrapagem. Por mais que não haja neve em grande parte do país, os cuidados com os pneus no inverno devem ser dobrados. Se você estiver dirigindo em um país que possua neve, essas dicas são importantes. O ar frio é mais denso e, por isso, o ar dentro dos pneus também condensa o que faz reduzir sua pressão. Com a pressão mais baixa, ocorre o aumento da fricção entre os pneus e a rua, o que aumenta o consumo do veículo e desgaste.


E aí, gostou dessas dicas?! Nos conte nos comentários! Peças e acessórios seminovos com garantia de procedência para o seu veículo Toyota, você encontra aqui.


#dicasdeblog #bhpecastoyota #toyotabh #sucata #pecasseminovas #curiosidades #carros #cuidados #dicas