• BH Peças Toyota

Correia dentada: o que fazer se arrebentar?


A indicação dos fabricantes é trocar a correia dentada com 50 mil km rodados ou quando se passarem três anos de uso do veículo. O mais indicado é que o condutor siga a dica do fabricante e troque a correia na quilometragem correta, isso vai evitar problemas no veículo. Se o proprietário do automóvel não trocar no período ideal, pode ser que a peça quebre com o motor ainda em movimento. Se esse problema ocorrer, é certo que o carro e o motor terão grandes complicações.


O que fazer quando a correia dentada quebrar?

O sincronismo da correia impede que as válvulas se choquem com o pistão quando o motor está em movimento. E quando a correia quebrar com o carro em movimento, a válvula irá travar e assim perder todo o sincronismo com o virabrequim. Os pistões se chocam com as válvulas travadas fazendo com que elas se danifiquem e muitas vezes, dependendo da força, danifiquem os pistões do veículo. Se esse tipo de problema acontecer, o proprietário terá que arrumar o cabeçote do motor.


Como fazer para evitar problemas na correia dentada?

Fazendo a manutenção periodicamente, como é sugerido pelo próprio manual do proprietário, esse tipo de acontecimento poderá ser evitado. Outra dica bastante importante para evitar algum problema é acelerar o veículo de forma gradual e suave, trocar as marchas também de forma calma e sem forçar o motor. Esses procedimentos vão evitar a tensão exagerada na correia dentada.

.

.

E aí, gostou dessa curiosidade?! Nos conte nos comentários! Aqui na Bh Peças Toyota temos peças e acessórios seminovos com garantia de procedência para o seu veículo Toyota. Reuse economize e cuide do planeta.


#dicasdeblog #bhpecastoyota #toyotabh #sucata #pecasseminovas #curiosidades #carros #cuidados #correiadentada