• BH Peças Toyota

Como usar a marcha do carro corretamente?


A função do câmbio do carro é obter o melhor equilibro entre força e velocidade, conforme a necessidade do veículo no momento. Através desse sistema de engrenagens a potência do motor é repassada para as rodas do carro. Sendo assim, as marchas servem para multiplicar a força ou velocidade vinda do motor permitindo que o carro vença obstáculos mais elevados.


Marcha alta x marcha baixa: o que isso quer dizer?

A marcha do carro pode ter duas classificações: marcha mais baixa e mais alta. Cada uma dessas denominações tem um por que. É importante lembrar que essas definições não servem para carros automáticos, que têm letras como indicativos e fazem as mudanças automaticamente, como o próprio nome sugere. As marchas baixas são denominadas do seguinte modo: ré, primeira, segunda e terceira marcha. Elas são chamadas marchas de carro pesadas, porque exigem menor potência do veículo, deixando-o mais pesado. Além disso, são mais fáceis, por exemplo, para manobrar e entrar em curvas, assim vão exigir mais giros de volante. Já as mais altas são compostas pela quarta e quinta marcha. Elas também podem ser chamadas marchas leves, pois quando elas estão sendo utilizadas, o motor tem mais giro, o carro vai pedir mais velocidade e consequentemente, ficar mais leve. É bom entender que a marcha alta é mais difícil de ser manobrada. Nas curvas, por exemplo, o carro fica mais vulnerável e irá exigir menos giros de volante. Como foi possível ver é preciso ficar atento em relação às trocas de marcha de carro, uma vez que, sua má utilização pode trazer danos para seu veículo. Desse modo, ao saber exatamente quando usá-las você conserva seu automóvel e a sua vida útil.


Quando trocar a marcha de carro?

Quando se fala em marcha de carro, o assunto é um pouco delicado. O conta giros, um item que está presente no painel do carro e que possui, geralmente, uma faixa vermelha, que quando sinalizada próxima ao número sete ou oito, é considerada um indicativo do limite de rotação máxima de trabalho do motor. Quando o ponteiro começa a passar desse ponto vermelho, o motor do carro está sofrendo com os primeiros danos devido à má utilização da marcha de carro. Entender que a marcha deve ser trocada antes disso é fundamental para que problemas não sejam causados no motor e nem na embreagem. Vale lembrar também que fazer a mudança no limite só deve acontecer caso o carro esteja em alta velocidade, em uma estrada ou rodovia, por exemplo. Essa não é uma situação típica ou habitual nas cidades e trânsito diário. Sendo assim, deve-se evitar acelerações que atinjam a faixa vermelha de rotações.

.

.

E aí, gostou dessa dica?! Nos conte nos comentários! Peças e acessórios seminovos com garantia de procedência para o seu veículo Toyota, você encontra aqui.


#dicasdeblog #bhpecastoyota #toyotabh #sucata #pecasseminovas #curiosidades #carros #cuidados #marchadocarro