• BH Peças Toyota

Como saber se a bateria está descarregada?


A principal forma de saber se a bateria está descarregada é observar o momento em que o carro está sendo ligado. Nesse momento, preste atenção no seguinte:

Som ao dar a partida: se você escutar um clique ao dar a partida ao invés do barulho da ignação do motor a bateria pode estar descarregada.


Itens de iluminação: se ao ligar o carro itens como faróis, lanternas entre outros falharem ou estiverem irregulares pode ser que haja algum problema.


Rádio do carro: se o rádio do carro não estiver funcionando, esse é outro forte indicativo de problemas na bateria.


Ar condicionado: se o ar condicionado do carro não estiver ligando, esse é um forte indicativo de problemas na bateria.


Se você notar algum desses problemas o ideal é levar o carro a uma concessionária autorizada ou oficina mecânica para realizar testes na bateria e evitar maiores complicações.


O que pode estar descarregando a bateria do carro?

Há várias maneiras de identificar os problemas que causam a descarga e consertá-los antes que danifiquem o componente permanentemente. Abaixo listamos alguns dos problemas mais comuns para a bateria ficar descarregada. Confira:


Chave na ignição por muito tempo

Pode parecer uma besteira, mas, deixar a chave na ignição (quando ela está girada até acender as luzes do painel, mas não para dar partida no motor), mesmo que por esquecimento, é um dos problemas mais frequentes para bateria descarregada.


Esquecer os faróis ligados

Outro erro muito comum é esquecer os faróis ligados. Se isso durar a noite inteira, por exemplo, provavelmente de manhã não haverá bateria que resista a esse lapso de memória. A maioria dos modelos de carros mais novos vem com um dispositivo que apita quando o carro é desligado e os faróis permanecem ligados, ou mesmo que sistemas que desligam os faróis juntamente com a ignição.


Rádio ligado, motor desligado

Se você é daquele tipo de pessoa que adora escutar uma musiquinha no carro, aprenda uma coisa: ligue o motor quando estiver fazendo isso por muito tempo. Seja em situações de relaxamento ou quando estiver lavando o veículo, nunca deixe somente o rádio ligado, pois isso suga a bateria em uma velocidade muito rápida. Vai escutar música? Ligue o motor. Você não precisará se preocupar com bateria descarregada, só com a sua playlist.


. Problemas com as luzes internas

Sabe aquela luzinha de dentro do porta-luvas? Ou aquela que fica na parte de trás dos passageiros? Então, qualquer problema com a ligação dessas luzes pode ocasionar o problema da bateria arriada. Neste caso, é importante levar o carro em algum mecânico especializado em elétrica para que ele identifique o problema e o corrija, pois, por mais ligações diretas que você faça no carro, uma hora a bateria não irá mais aguentar e a única saída será a troca.

.

.

E aí, gostou dessa curiosidade?! Nos conte nos comentários! Aqui na BH Peças Toyota temos peças e acessórios seminovos com garantia de procedência para o seu veículo Toyota. Reuse economize e cuide do planeta.


#dicasdeblog #bhpecastoyota #toyotabh #sucata #pecasseminovas #curiosidades #carros #cuidados #bateria