• BH Peças Toyota

Como saber a hora de trocar os pneus do carro?


Algumas das diversas peças que compõem o automóvel sofrem desgaste mais rápido ao longo do tempo. É o caso dos pneus automotivos, uma das partes mais importantes para a condução do veículo. Por se tratar de um componente essencial, é preciso ficar atento aos sinais de degradação. Dessa maneira, é fundamental saber identificar quando trocar os pneus.


A hora de trocar os pneus

. Desgaste: Para iniciar a lista de dicas com o objetivo de identificar a melhor hora para trocar os pneus, falaremos sobre desgaste, que é uma das causas mais comuns. Conforme o pneu roda, sua borracha é consumida pelo asfalto. Isso faz com que a peça perca suas características, como pelinhos, sulco, dreno e covas, que aumentam sua estabilidade e eficiência. Os pelinhos vão embora nos primeiros quilômetros percorridos, logo em seguida perde-se o sulco e muitos outras cavidades que ficam ao redor do pneu. Quando você notar que esses elementos apresentam claros sinais de desgaste, provavelmente será o momento ideal para trocar os pneus.

. Prazo de validade: A validade do pneu está relacionada ao jeito como o motorista dirige, ao tipo de terreno pelo qual passa s ruas e também ao fabricante. Normalmente, um motorista que conduz o veículo de forma mais agressiva, com fortes acelerações e frenagens, tende a gastar mais a borracha. Já quem geralmente mantém uma velocidade constante, suave e não costuma frear bruscamente pode fazer o tempo de vida útil ser maior. Vias cujas pistas são feitas de paralelepípedo e terra também podem diminuir o prazo de validade do pneu. Para aqueles que conduzem o veículo com mais frequência em rodovias e ruas menos esburacadas, a tendência é que só precisem gastar com um jogo novo de pneus mais tarde. Geralmente, o prazo de validade da borracha do pneu estimado pelo fabricante é de cinco anos. Porém, por conta de todos os fatores que influenciam na durabilidade, esses dados são apenas referenciais.

. Bolhas e rompimentos: Sejam de terra ou de asfalto, estradas irregulares podem trazer sérios danos aos pneus, que ficam desgastados e começam a formar rachaduras e bolhas. Quando isso acontecer, é indicado que você troque os pneus imediatamente.

.

.

E aí, gostou dessa curiosidade?! Nos conte nos comentários! Peças e acessórios seminovos com garantia de procedência para o seu veículo Toyota, você encontra aqui.


#dicasdeblog #bhpecastoyota #toyotabh #sucata #pecasseminovas #curiosidades #carros #cuidados #pneus