• BH Peças Toyota

Como dirigir com segurança na neblina?


Dirigir com segurança, por meio da direção defensiva, é uma prática que deve ser constante, independentemente da situação ou do local. Porém, a neblina é uma formação de nuvens densas que repousa sobre o solo. Portanto, dependendo da intensidade, a visibilidade do que há a frente fica comprometida. Contudo, a neblina costuma manter-se por determinados trechos das estradas brasileiras. Sendo assim, para que o motorista consiga prosseguir sem problemas, nós separamos uma lista de dicas para dirigir com segurança e não precisar interromper sua viagem.

.

. Usar os faróis de neblina

Primeiramente, é válido lembrar que alguns automóveis contam com faróis de neblina. Este acessório foi desenvolvido especialmente para ajudar o motorista a dirigir com segurança com névoa à frente. Portanto, ao ver que a visibilidade ficará comprometida, ligue esses faróis específicos ser auxiliado. É importante deixar claro que este não é o farol de milha. Alguns motoristas não sabem reconhecer e, assim, acabam ligando o farol errado e agravando os riscos de acidentes. O feixe de luz criado pelas luzes de neblina é normalmente amplo, com um padrão plano e direcionado para o chão. Dessa forma, ilumina diretamente a pista e não atrapalha os motoristas que estão no sentido contrário. Geralmente, essas luzes estão um pouco abaixo das normais, dentro ou embaixo do para-choque dianteiro. Os faróis de neblina costumam ser encontrados com lentes transparentes ou amarelas.


. Utilizar os faróis de condução

Embora os faróis de neblina sejam comuns nos automóveis que saem de fábrica atualmente, existem muitos veículos que ainda não possuem este acessório. Portanto, a única opção é usar os faróis de condução para auxiliar. Mas, estes faróis devem ser usados de uma forma específica nessas situações. A visibilidade diminuirá acentuadamente no nevoeiro, então use os faróis baixos, pois a neblina muito densa não permite o uso de faróis altos. A forte luz emitida acaba refletindo nas pequenas gotículas do ar úmido, ofuscando ainda mais a visibilidade do motorista e do outro veículo que estiver vindo em sentido contrário.


. Não ligue o pisca alerta

Pode parecer surpreendente, mas o pisca alerta não ajudará em nada na neblina. Muito pelo contrário, isso causará uma confusão para o motorista que estiver atrás. Com esse sinal ligado, ele não saberá se você irá virar para a esquerda, para a direita ou se o veículo está parado no meio da via. Portanto, jamais use o pisca alerta em movimento durante a neblina, somente quando estiver com o veículo parado no acostamento.


. Mantenha uma distância segura

Esta dica vale para sempre que estiver dirigindo, independentemente se tiver neblina na pista. Manter uma distância segura do automóvel que está a sua frente pode evitar colisão em caso de uma freada brusca.


Contudo, em vias onde tiver nevoeiro, aumentar a distância para o outro automóvel é recomendado. Por conta da visibilidade ruim, o motorista pode demorar para notar que o carro da frente está freando. Lembre-se das dicas quando for passar por trechos com neblina na pista. Assim, você poderá dirigir com segurança mesmo em situações de risco.

.

E aí, gostou dessa curiosidade?! Nos conte nos comentários! Aqui na Bh Peças Toyota temos peças e acessórios seminovos com garantia de procedência para o seu veículo Toyota. Reuse economize e cuide do planeta.


#dicasdeblog #bhpecastoyota #toyotabh #sucata #pecasseminovas #curiosidades #carros #cuidados #neblina