• BH Peças Toyota

Alguns sinais de que a embreagem do seu automóvel está com problemas!


Sabe aquele papo de que o corpo dá sinais de que você vai ficar doente? Pois é, com o carro que está na sua garagem é bem parecido. O automóvel reúne diversos componentes e conjuntos mecânicos que, antes de darem defeito por completo, emitem sintomas facilmente identificáveis no dia a dia: um deles é a embreagem. Então fique atento aos sinais de que o carro está com problemas e se antecipe ao defeito.


. Embreagem dura

Isso é um dos mais clássicos sinais de que a embreagem vai dar problema. Pode ser ocasionada por uma tensão excessiva ou desregulada do cabo de embreagem. E esse, se romper, você vai ficar na rua ou ter de passar a marcha do carro “no tempo”, o que nunca é bom. O pedal duro da embreagem pode indicar também uma folga exagerada dos cilindros de embreagem. Você pisa e o sistema não exerce a pressão adequada. Outro defeito que provoca a rigidez é a ligação fora de ajuste: quando o pedal é acionado, a ligação transmite a quantidade errada de força. Um problema pouco comum é verdade, mas que não deve ser descartado por completo é a presença de ar na linha hidráulica. O ar ocupa mais espaço que o fluido e deixa o conjunto da embreagem dura.


. Pedal de embreagem sem folga

O correto é que o carro comece a se movimentar com o pedal da embreagem a partir da metade do curso. Se isso só estiver ocorrendo só quando você praticamente libera o pedal, é sinal de desgaste no sistema.


. Pedal de embreagem trepidando

Qualquer trepidação excessiva nos pedais não é normal e o da embreagem pode ter diferentes causas. O leque é variado: pode ser desde a instalação dos discos até desgaste dos suportes da transmissão. Cubo de embreagem danificado e mesmo restos de óleo e de graxa podem aumentar o atrito, dificultar o funcionamento dos discos e provocar a tremedeira no pedal quando a embreagem é acionada.


. Pedal de embreagem barulhento

Aquele chiado ou estalo ao acionar o pedal também está longe da normalidade. A culpa geralmente vem do rolamento, que pode estar nas últimas. Porém a causa também pode estar no desgaste do kit da embreagem como um todo. O ideal é levar logo o carro à oficina pois o problema pode atingir a caixa de câmbio.


. Câmbio se movimenta sozinho

Se a alavanca se movimenta a cada acelerada é preciso levar o carro para uma revisão. Ainda mais se o comando da transmissão do seu carro for por cabos metálicos. Um coxim do câmbio deteriorado causa folgas no sistema, que vão permitir que o câmbio e, consequentemente, a alavanca se movimentem.

.

E aí, gostou dessas dicas?! Nos conte nos comentários! Peças e acessórios seminovos com garantia de procedência para o seu veículo Toyota, você encontra aqui.


#dicasdeblog #bhpecastoyota #toyotabh #sucata #pecasseminovas #curiosidades #carros #cuidados #embreagem