• BH Peças Toyota

Alguns problemas na vela de ignição dos carros!


A vela de ignição muitas vezes passa despercebida para muitos motoristas. Mas fique atento, ela deve ter uma atenção especial, já que é a peça que é encaixada na cabeça do cilindro e que é responsável por gerar a centelha que provoca a explosão da mistura ar/combustível, a consequente movimentação do pistão e o funcionamento do motor. Veja abaixo alguns sinais que indicam que o seu carro está com problemas na vela de ignição.


. Dificuldade para dar a partida

Motor demorado a pegar e dando problema ao virar a chave provavelmente seja o mais comum entre os sinais de que as velas vão dar problema. A causa principal é o desgaste dos eletrodos dos componentes gerado pelas faíscas formadas entre si. Dessa forma, os cantos vivos dos eletrodos passam por desgaste e acabam ficando “arredondados”, o que provoca um aumento da folga entre eles. Consequentemente, começa a haver um aumento da tensão para a produção da centelha, isso prejudica a capacidade da bobina e o automóvel começa a ter dificuldades na hora da partida. Contudo, vale verificar os cabos e bobina de ignição também.


. Carro engasgando

Quando você acelera gradativamente o veículo e ele começa a dar solavancos, parecendo que está com soluço, isso é sinal de que a força do motor não está sendo passada de maneira estável. Certamente as velas não estão boas ou estão sujas, e não conseguem queimar o combustível corretamente, provocando essas falhas.


. Perda de desempenho

Com o passar dos dias, aquela folga maior entre os eletrodos resultará no menor rendimento do motor. As respostas ao acelerador acabam ficando mais lentas e o veículo demora a arrancar e embalar em alguns instantes, parece se arrastar. Esse é outo sinal de que as velas darão problema por conta do desgaste. Isso acontece porque as velas são responsáveis por emitir a faísca que faz a combustão. Se elas não estiverem em perfeitas condições, não conseguirão queimar o combustível na frequência correta e por isso ocorre a perda de desempenho.


. Aumento do consumo do combustível

São diversos os fatores que contribuem para o aumento do consumo de combustível do veículo, e entre eles estão as velas de ignição. Se as peças estiverem desgastadas, a mistura ar/combustível não será queimada da forma correta, e consequentemente o veículo irá consumir mais combustível.

.

E aí, gostou dessa curiosidade?! Nos conte nos comentários! Peças e acessórios seminovos com garantia de procedência para o seu veículo Toyota, você encontra aqui.

#dicasdeblog #bhpecastoyota #toyotabh #sucata #pecasseminovas #curiosidades #carros #cuidados #veladeignição