• BH Peças Toyota

Algumas curiosidades sobre o filtro de ar do carro!


O filtro de ar é um componente que faz parte do sistema de admissão de ar do motor do veículo. Composto por um tipo de papel diferenciado ou malha de aço, dependendo do modelo, ele tem como função evitar que impurezas sejam aspiradas pelo motor. Ele é responsável por impedir que partículas que possam prejudicar o funcionamento do motor, como poeira e insetos, entrem na câmara de combustão. Quando está em bom estado, ele permite apenas que o ar “puro” seja aspirado, garantindo assim que os componentes do sistema não sejam danificados. A recomendação para que seja feita a revisão do filtro de ar é a cada 10 mil quilômetros em média, o que pode mudar de acordo com cada fabricante. O tipo de via por onde o carro roda também influencia. Estradas de terra ou trechos urbanos cuja poluição é alta podem fazer com que seja necessário verificar o estado do componente antes do previsto.


. Como ele funciona?

O filtro de ar do motor é empregado como uma espécie de bloqueador para impedir que elementos contaminantes possam ser transportados por meio do ar até o sistema de injeção eletrônica ou carburador, por exemplo. Em geral, este ar é aspirado pela frente do veículo e, por sua vez, acaba caindo no dispositivo. Na prática, após ser captado, o ar é conduzido por meio de um duto, passando pelo filtro que é formado por diversas camadas de espuma sintética. Nele, o avanço das partículas de sujeira é impedido, protegendo, assim, os demais componentes do motor contra eventuais desgastes e danos. Esse processo se chama “filtragem mecânica”. Como vimos, ela basicamente se dá mediante o bloqueio de cistos e demais tipos de impurezas circulantes no ar que transcorrem por meio de aberturas.


De quanto em quanto tempo é necessário fazer a troca?

Diferentemente do que a maioria dos motoristas possa considerar, equivocadamente, não existe uma receita pronta para definir por quanto tempo dura um filtro de ar, porque o equipamento pode ter seu tempo de uso prolongado ou não em função da marca, tipo de veículo, condições de uso, etc. Vale lembrar que, em veículos que tendem a passar muito tempo em estradas de terra, por exemplo, ou, ainda, que estão inseridos em um ambiente de alta poluição no ar, a substituição do dispositivo pode ocorrer em menos tempo.

.

.

Nós do Dedé Autopeças estamos preparados para te auxiliar na compra das peças do seu carro. Temos de A a Z, para veículos nacionais e importados. Siga seu destino com segurança!


#dicasdeblog #DedeAutopeças #suvs #camionete #peças #carros #manutenção #dicasautomotivas #contagem #dicasmanutenção #cuidadosessenciais #filtrodear